Livros



Dica de Leitura: Jung: Vida e Obra

Autora: Nise da Silveira







   "Nise da Silveira foi pós-junguiana de grande relevância para psiquiatria e para psicologia no Brasil. Ela lutou por uma psiquiatria mais humanizada para acolher os sofredores psíquicos. Alertando também para a importância da terapia ocupacional no alívio emocional dos "pacientes".

   Neste livro, Nise da Silveira serve apresenta de forma acessível a Psicologia Analítica de  Carl Gustav Jung. Ela indica, ao final de cada capítulo, recomendações de leituras para quem deseja aprofundar os estudos sobre a psicologia junguiana. Muito bom para quem está iniciando nesse universo fascinante de conhecimento da teória, mas também no caminho do autoconhecimento."




Dica de leitura: Terapia de Casal e de Família na clínica junguiana
Autora: Vanda Lucia Di Yorio Benedito ( Org.)










 

    "Este livro preenche uma lacuna existente na literatura da psicologia analítica no que se refere ao atendimento de casais. A coletânea aborda, entre outros assuntos, o histórico da abordagem no Brasil, a conjugalidade, o sonho como recurso terapêutico, o uso do sandplay e o processo de individuação". 



Dica de leitura: Ao Encontro da Sombra: O potencial oculto do lado escuro da natureza humana
Autora: Connie Zweig e Jeremiah Abrams (Orgs.)







   "O conceito de sombra, o confronto e assimilação do lado oculto e sombrio da alma humana. Como essencial é o confronto com a sombra para o Processo de Individuação, ou seja, em busca do Si-mesmo."





Dica de leitura:  A Interpretação dos Contos de Fada
Autora: Marei-Louise von Franz




  " Uma das grandes colaboradoras de C.G. Jung. Analista Junguiana com obras de grande relevância para Psicologia Analítica e para a Psicologia de modo geral. Esta obra expressa o olhar da Psicologia Junguiana frente à simbologia dos contos de fada e sua importância no processo de desenvolvimento psíquico do indivíduo."




Dica de leitura:  O Caminho dos Sonhos
Autora: Marie-Louise von Franz  








   "Uma das grandes colaboradoras de C.G. Jung. Analista Junguiana com obras de grande relevância para Psicologia Analítica e para a Psicologia de modo geral. Esta obra aborda, em conversa com Fraser Boa, um pouco da experiência de Von Franz com os estudos e vivências da psicoterapia referente a funcao dos sonhos na psique humana."





    "O leitor encontrará nos capítulos deste volume não somente indicações quanto aos fundamentos e princípios que orientam a concepção prática de Jung, mas também um guia para a compreensão histórica do fenômeno que, por assim dizer, representa a "crux", ou pelo menos a crucial experiência de qualquer análise razoavelmente completa, ou seja, do fenômeno da transferência, a que Freud já atribuíra uma importância capital."